quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sonhos de Luciana

Sonhos de Luciana é um blog fictício da personagem da novela Global, Viver a Vida. Fã ou não de novelas, há que se reconhecer que assim como Glória Perez, Manoel Carlos busca através da novela, passar informações importantes à sociedade. Como o caso da personagem Luciana, que é uma pessoa que tinha profissão de modelo, vem de família rica e quando está prestes a estourar na profissão, sofre um acidente que a deixa em uma cadeira de rodas.

A vida, as dificuldades, o preconceito, as dúvidas, a insegurança como cidadã e como mulher, são abordados de forma bem próxima à realidade vivida por cadeirantes de todo o país.

Além do que é demonstrado na novela, o blog que foi criado pela personagem, apesar de ser fictício, saiu da tela da tv e veio para acesso e participação do público, como mais uma forma de interagir, dar informações e tirar dúvidas de pessoas cadeirantes ou não. Tirando o blablablá fictício no que se refere específicamente à vida da personagem na trama, as informações técnicas, médicas entre outras, são verdadeiras, como por exemplo, informações sobre células tronco, adaptação de ambientes públicos e privados para cadeirantes, etc...

É fato que a personagem tem uma realidade um pouco diferente da grande maioria dos cadeirantes de nossa população, tendo em vista que além de ser ficção, a personagem é de família rica, o que propicia acesso à informações, tratamentos e aquisição de acessórios que a população humilde não têm acesso. Mas ajuda e muito na divulgação das informações, nas opções de acessórios que talvez possam ser adaptados de acordo com o "bolso" de cada um, etc.

Muito bom que novelas estejam usando seu espaço, seu acesso à milhões de casas, para fazer também um trabalho de conscientização e informação.

Sra. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário