domingo, 2 de maio de 2010

PF: Fraude na Petrobrás



Fonte: Jornal Folha de S.Paulo

A Polícia Federal (PF) aponta que pelo menos cinco grandes obras da Petrobras foram superfaturadas, gerando um custo adicional de R$ 1,4 bilhão para a estatal. O superfaturamento foi constatado através de documentos apreendidos em cinco operações, desde 2008. Segundo a PF, construtoras participaram de forma indireta da elaboração dos editais, conseguindo restringir o número de concorrentes e combinaram previamente o lance vencedor. De acordo com os documentos da PF, Camargo Corrêa, GDK e Queiroz Galvão estariam envolvidas no esquema.

Os empreendimentos faturados seriam: Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba, Unidade de Coque da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), Refinaria do Nordeste, Refinaria do Vale do Paraíba (Revap) e Unidade Termelétrica de Cubatão. A Petrobras negou o superfaturamento ou irregularidade nas obras citadas na reportagem do jornal. A estatal afirmou que a variação de preços é ocasionada pelas diferenças nos parâmetros técnicos utilizados pelos técnicos da PF e do Tribunal de Contas, e os parâmetros de engenheiros da companhia.


Ahhhh simmm, agora está explicado o superfaturamento em Estatais, obras públicas etc. É a diferença de parâmetros. Fiquemos mais aliviados então!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário