domingo, 2 de maio de 2010

Passeata de 200 para Projeto Ficha Limpa

O relator do Projeto Ficha Limpa, Índio Costa (DEM), compareceu à passeata, juntamente com alguns deputados federais e estaduais, à fim de pressionar a Câmara para que o Projeto além de ser logo aprovado, esteja em vigor já nas próximas eleições. Utopia??

O que talvez seja mais importante citar, talvez mais importante que o próprio Projeto, é a demonstração de analfabetismo político.

Apesar de informações de que há mais de 4 milhões de assinaturas à favor da aprovação, APENAS 200 pessoas compareceram à passeata que foi realizada na zona sul do Rio.

Realizada em um sábado, um dia que supostamente teria uma representatividade maior, por ser no Dia do Trabalhador, data na qual diversos grupos se manifestam, o Projeto Ficha Limpa, que surgiu a partir de uma iniciativa popular, pretende tornar inelegíveis candidatos condenados em primeira instância por crimes como corrupção e os dolosos contra a vida, entre outros. Eles só poderiam voltar a se candidatar oito anos após o cumprimento da pena; sendo portanto, importantíssima a presença da população.

O "problema" da ausência, é que os presentes cantaram apenas versos da música "Bandido é pra cadeia, não é pro Congresso não", se o evento fosse organizado com a presença de bandas, artistas, pagodeiros e mulheres fruta, a quantidade de presentes seria outra.

Um sábio disse que o que importa é a qualidade, e não a quantidade. É bem verdade. Que adianta ter 10.000 pessoas gritando, badernando e assinando algo que nem tem noção do que é e para que serve?
Por outro lado, a quantidade faria diferença, se isto realmente ajudar na aprovação da Câmara, pois ajudaria à "meia dúzia" de eleitores conscientes, a fazer seu papel com mais segurança.

Na próxima vez, fica a sugestão de marcar em pleno maracanã, no intervalo da final de campeonato, onde 70.000 empregados, desempregados e endividados pagam o que for para entrar (legalmente ou ilegalmente) e depois saem do estádio se escondendo de bombas caseiras, mas...... não deixam de ir.

Um comentário: