terça-feira, 4 de maio de 2010

Quilombo São José
























A ignorância é realmente o pior inimigo do homem. Ela muitas vezes te faz perder oportunidades e momentos únicos. A sorte é que ignorância dura pouco e têm cura, por isto, posso dizer que ainda irei conhecer o Quilombo São José.

O quilombo São José da Serra é uma comunidade descendentes de escravos que está localizada na cidade de Valença, e faz parte de um universo quilombola de 13 comunidades no estado e mais de 1000 comunidades espalhadas por todo o Brasil.
Hoje as comunidades mantêm-se vivas e atuantes, divulgando sua cultura negra, e lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.
O Quilombo São José existe a cerca de 150 anos e é o mais antigo do estado. Cerca de 200 quilombolas moram no local, em suas casas de adobe ou pau-a-pique e telhado de palha. O trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o fogão à lenha, o Jongo e o Terço de São Gonçalo fazem parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados na fazenda, por volta de 1850. Não percam esta oportunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário